Mundo

União Africana indica novo membro

O queniano Raila Odinga é o alto representante da União Africana (UA) para o Desenvolvimento das Infra-estruturas em África.

O queniano Raila Odinga é o alto representante da União Africana (UA) para o Desenvolvimento das Infra-estruturas em África.
Num comunicado, o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Mahamat, explica que esta decisão se enquadra na vontade da UA de acelerar a integração do continente através de infra-estruturas, promover o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.
Enquadra-se igualmente no contexto de esforços renovados para o efeito, como o testemunha a adopção, em Março passado, em Kigali (Rwanda), do Acordo sobre a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) e do Protocolo sobre a Livre Circulação de Pessoas e do Passaporte Africano, bem como o lançamento do Mercado Único dos Transportes Aéreos Africanos (MUTA), em Addis Abeba, em Janeiro de 2018, indicou.
Moussa Mahamat explicou ainda que o alto representante vai juntar-se aos esforços desdobrados pelos serviços competentes da Comissão e pela Agência de Planificação e Coordenação da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) no quadro do programa de desenvolvimento das infra-estruturas em África (PIDA), aprovado pela Assembleia da União, em Janeiro de 2012.
O mandato de Odinga consistirá, nomeadamente, em mobilizar um apoio político acrescido por parte dos Estados-membros e das Comunidades Económicas Regionais (CER) e facilitar uma maior adesão de todas as partes interessadas no continente.
Vai apoiar igualmente as iniciativas da Comissão e da NEPAD para encorajar um engajamento acrescido dos parceiros de desenvolvimento.
Com base nos trabalhos e na liderança da Iniciativa Presidencial para as Infra-estruturas, o alto representante vai prestar uma atenção particular aos troços em falta nos corredores rodoviários, transnacionais identificados no quadro da rede das auto-estradas transafricanas.