Mundo

Huawei cria sistema operativo

A tecnologia chinesa Huawei está a trabalhar num sistema operativo para dispositivos móveis de forma a terminar com dependência da marca com o Android, de acordo com o jornal chinês “South China Morning Post”.

A tecnologia chinesa Huawei está a trabalhar num sistema operativo para dispositivos móveis de forma a terminar com dependência da marca com o Android, de acordo com o jornal chinês “South China Morning Post”. A alternativa ao Android está a ser desenvolvida desde 2012.
A informação é veiculada por “quatro pessoas familiarizadas com os planos da empresa”, citadas pelo diário chinês. Na origem da medida está o receio da Huawei de perder a licença de utilização do sistema Android, na sequência da confirmação de que a tecnologia está a ser investigada nos Estados Unidos por violar as sanções comerciais internacionais impostas ao Irão, ao fornecer equipamentos ao país do Médio Oriente.
Em 2012, a Huawei e a ZTE foram acusadas de “espionagem industrial” nos EUA. De acordo com o “South China Morning Post”, a ZTE está muito perto de perder a licença de utilização do sistema operativo da Google.