Mercados

Reestruturação como parte da resposta à reinvenção

A Agência Nacional de Petróleos e Gás (ANPG) assume a função de concessionária nacional de hidrocarbonetos, em substituição da Sonangol. A mesma surge no quadro do programa de reestruturação do sector dos petróleos.

A Agência Nacional de Petróleos e Gás (ANPG) assume a função de concessionária nacional de hidrocarbonetos, em substituição da Sonangol. A mesma surge no quadro do programa de reestruturação do sector dos petróleos.
A nova entidade é quem vai assegurar uma maior coordenação política e eliminar os conflitos de interesse.
Os dados avançados pelo Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos dão conta que o novo modelo permitirá a agência concentrar-se no relançamento de projectos que tragam no curto, médio e longo prazos as reservas e produção necessárias.
Para cobrir as despesas da nova entidade, a agência manterá o modelo actual de financiamento com dotações provenientes das vendas do petróleo, lucro da concessionária e outras receitas resultantes da sua actividade.
Para implementação do novo modelo foi definido um plano de execução dividido em três etapas, sendo a primeira que vai até Dezembro de 2018 (preparação da transição), de Janeiro a Junho de 2019 (fase de transição) e de Julho e 2019 a Dezembro de 2020 (etapa de optimização e conclusão deste novo modelo).
A Sonangol será até 2021 uma empresa com estrutura mais pequena, com a venda de activos e firmas fora do seu “core Business”, mas será ágil e robusta financeiramente, com base no seu programa de regeneração. O programa, que terá um custo de cerca de 40 milhões de euros, terá a duração entre dois e três anos, com três fases de implementação e terá como foco principal a transformação da empresa numa verdadeira empresa de pesquisa, prospecção, exploração e distribuição de petróleo.
A primeira, denominada fase zero , que inicia hoje, com a duração de 6 semanas, corresponde a preparação e arranque do programa, seguindo-se a fase 1” com um período de 5 meses, e será a de implementação de acções com resultados no curto prazo e definição do roteiro de melhorias operacionais e de medidas estruturantes.

xisto americano
é ameaça presente

A produção de xisto nos Estados Unidos alterou a dinâmica da indústria do petróleo.
O novo papel dos norte-americanos como exportadores limita, significativamente, o controlo da Opep sobre o preço do barril.
As estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE) apontam que os EUA devem passar a Arábia Saudita na 2ª colocação do ranking ainda esse ano, superando a marca de 10 milhões de barris de petróleo/dia. A Rússia é a líder mundial.
Essa revolução causada pelo xisto altera o panorama do sector de petróleo e gás. A capacidade de exportação dos EUA é uma condição que veio para ficar, segundo analistas.
A produção desse petróleo não convencional teve um grande crescimento no início da década, após avanços tecnológicos permitirem a extracção de reservas até então inalcançáveis. Aliás, para os EUA este é um óptimo trunfo na afirmação na sua hegemonia internacional.

Secretário
da Opep fez visita a Luanda

As medidas adoptadas, recentemente, pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que visam reduzir o excesso de stock e o desequilíbrio entre a oferta e a procura, vão surtir os efeitos desejados, segundo perspectivas de Mohammed Sanusi Barkindo.
O secretário-geral visitou Luanda e aproveitou a ocasião para manifestar a plena participação do cartel aos esforços de reestruturação que Angola implementa na sua indústria petrolífera. Também disse, na ocasião, que as reformas estão em bom plano e reflectem o momento internacional.
Na sua óptica, a estabilidade do mercado petrolífero gera prosperidade, sendo uma componente essencial na luta contra a pobreza, pois os efeitos da sua estabilidade no mercado petrolífero têm benefícios sociais e económicos amplos.
A OPEP é responsável por mais de 40 por cento da produção mundial de petróleo, com uma média diária de 32,7 milhões de barris/dia. Sobre o preço ideal, o cartel defende uma métrica em torno dos 60 a 80 dólares.