Mercados

Kwanza cai 28 por cento

Desde a implementação da nova tabela de câmbio flutuante pelo Banco Nacional de Angola, a nove de Janeiro deste ano, o kwanza já depreciou um total de 28 por cento.

Desde a implementação da nova tabela de câmbio flutuante pelo Banco Nacional de Angola, a nove de Janeiro deste ano, o kwanza já depreciou um total de 28 por cento.
Naquele que foi o sexto leilão de 2018, realizado na terça-feira desta semana, o kwanza voltou depreciou 1,707 pontos percentuais face ao euro, depois do BNA ter efectuado um leilão de venda de divisas, ao colocar no mercado primário o valor de 192,4 milhões de euros.
Conforme publicado no sítio de internet do banco Central, desta sessão, foi apurada a taxa de câmbio média ponderada de 258,038 kwanzas/euro, com depreciação de 1,707 pontos percentuais, o que somado aos leilões anteriores dá uma depreciação total de 28 por cento, desde o dia nove de Janeiro deste ano.
Contribuíram para o apuramento da taxa de câmbio de referência 18 dos 26 bancos participantes, tendo a taxa mais alta sido de 258,780 kwanzas/euro e a mais baixa de 254,213 kwanzas/euro.
Enquanto isso, o dólar, que até nove de Janeiro era a moeda de referência, está agora fixada em 207,693 kwanzas.
O dólar deu lugar ao euro como moeda de referência na cesta das moedas transacionáveis no mercado de câmbio angolano em função da entrada em vigor do regime flutuante, no qual a procura e oferta ditam o preço de cada divisa.
As divisas destinaram-se a matérias-primas, peças, acessórios e equipamentos, com 50 por cento, Seguros, telecomunicações, transportes e informática 20por cento, Agricultura, agropecuária, pescas e mar 15por cento e Comércio geral igualmente com 15por cento.
A próxima venda de divisas está programada para o dia 07 de Fevereiro de 2018, tendo como finalidade a cobertura de compromissos futuros ao abrigo de cartas de crédito.
No leilão anterior, o BNA efectuou venda de divisas a 26 bancos comerciais. O montante foi de 81,8 milhões de euros, integralmente absorvido pelos bancos participantes. Foi apurada uma taxa média ponderada de venda de 253,706 kwanzas/euro, passando a vigorar a tabela de câmbios que se anexa.
Contribuíram para o apuramento da taxa de câmbio de referência 17 dos 26 bancos participantes, tendo a taxa mais alta sido de 253,747 kwanzas/euro e a mais baixa de 253,126 kwanzas/euro.
As divisas vendidas nesta data destinaram-se às seguintes finalidades: 60 por cento - Matéria-prima, peças, acessórios e equipamento fabril; 15 por cento - Seguros, telecomunicações, transportes e outros serviços; 19 por cento - Agricultura, agropecuária, pescas e mar; 3 por cento - Artigos de higiene, limpeza, material escolar e de escritório; 3 por cento - Vestuário, calçado, artigos e utensílios domésticos. Para bens alimentares, medicamentos e operações privadas, o BNA mantém o mecanismo de vendas directas, via bancos comerciais.