Lazer

Rolls-Royce apresenta primeiro SUV Cullinan

O mistério acabou. A Rolls-Royce acaba de revelar o seu novo e aguardado modelo, Cullinan, que teve projecto anunciado há cerca de três anos atrás.

O mistério acabou. A Rolls-Royce acaba de revelar o seu novo e aguardado modelo, Cullinan, que teve projecto anunciado há cerca de três anos atrás. O SUV, que promete ser um marco na indústria automotiva de luxo e para a história da marca, foi baptizado em homenagem ao maior diamante natural encontrado até hoje, que actualmente faz parte da colecção de jóias da realeza britânica.
Com valor no mercado internacional a partir de 325 mil dólares, o Cullinan tem um design único e despretensioso, com dimensões generosas e aspecto contemporâneo. Esta é a primeira vez que um carro Rolls-Royce tem um porta-malas externo, baptizado The Clasp. Os bancos traseiros foram pensados para suprir as necessidades do dono do carro, com duas configurações possíveis: lounge ou individual. Este é o segundo modelo da Rolls-Royce criado com o chassis inteiro de alumínio, de “Architecture of Luxury”. O primeiro foi o Phantom VIII. O segundo da empresa, faz jus aos dizeres de Sir Henry Royce: “Mire na perfeição em tudo que fizer. Pegue o melhor que já existe e faça ele ainda melhor. E, quando não existir, crie”. No quesito tecnologia, a Rolls-Royce também inovou com um painel central touchscreen, que permite ao motorista seleccionar funções, ver mapas e organizar o percurso de forma intuitiva. Algumas outras funcionalidades também foram incorporadas ao Cullinan: visão nocturna, alerta de pedestres, sistema de quatro câmaras com visão panorâmica, aviso de possíveis colisões e modem para internet wi-fi, entre outras. Num mundo conectado, a RR também incluiu cinco entradas USB espalhadas pelo SUV, para manter os equipamentos electrónicos carregados.Em termos de desempenho, o Cullinan, assim como declarou o CEO, Torsten Müller-Ötvös, surpreende: “O propósito do carro é ser uma obra-prima da engenharia, com capacidade off-road, e manter o conforto mundialmente famoso da Rolls-Royce”.