Lazer

Os 10 músicos mais bem pagos da década

Dr. Dre não lança um álbum desde 2015 e não sai em tournée por igual período.

Dr. Dre não lança um álbum desde 2015 e não sai em tournée por igual período. O seu último álbum de sucesso número 1 saiu em 2009, a faixa de “Crack a Bottle”, de Eminem. Mas o superprodutor de hip-hop ainda superou todas as outras estrelas da música em ganhos nesta década, facturando cerca de 950 milhões de dólares graças à sua participação de aproximadamente 20 por cento na Beats, a fabricante de fones de ouvido que a Apple comprou por três bilhões em 2014.
Outras estrelas tinham formas mais tradicionais de ganhar dinheiro. Taylor Swift foi a segunda mais bem paga da década, com 825 milhões, seguida por Beyoncé, com 685 milhões, lucrando com várias tournées de milhões de dólares,
A Forbes analisa anualmente os músicos mais bem pagos do sector para o Celebrity 100, estudando dados de tournées da Pollstar, os números de consumo de música da Nielsen e entrevistas com gerentes, agentes e muitas das próprias estrelas. A lista não inclui salários de agentes, empresários e promotores, nem deduz despesas ou impostos.
O hip-hop produziu três dos magnatas que fizeram o melhor trabalho para aumentar a sua riqueza, incluindo Dre, Diddy, e o primeiro bilionário do género, Jay-Z . Os dois últimos aumentaram os seus ganhos da década graças ao investimento inteligente e à criação de empresas próprias.
“Boas melodias têm muito em comum com grandes ideias”, explicou Bono, vocalista d0 U2. Eis a lista publicada pela Forbes recentemente:
1. Dr. Dre (usd 950 milhões) - a compra do Beats pela Apple por usd 3 bilhões foi a chave dos ganhos;
2. Taylor Swift (usd 825 milhões) - é a mulher mais bem paga da música nos últimos dez anos;
3. Beyoncé (usd 685 milhões) - saiu das Destiny’s Child e estabeleceu rapidamente os seus negócios no estúdio e em tournées;
4. U2 (usd 675 milhões) - A tournée “360” em 2011, arrecadou mais de usd 800 milhões de dólares;
5. Diddy (usd 605 milhões) - os seus ganhos estão associados à parceria com a vodca Ciroc com a Diageo;
6. Elton John (usd 565 milhões) - O Rocketman facturou com shows em estádios e datas de residência em Las Vegas;
7. Jay-Z (usd 560 milhões) - O primeiro bilionário da música fez fortuna construindo empresas;
8. Paul McCartney (usd 535 milhões) - Sem Beatles, sem problemas, tem uma corrida solo épica;
9. Katy Perry (usd 530 milhões) - foi agressiva na última década, com duas tournées que alcançaram os nove dígitos;
10. Lady Gaga (usd 500 milhões) - Apesar de algumas pausas para realizar projectos de cinema e televisão, o seu talento na música ao vivo e os álbuns de grande sucesso a colocaram na lista da Forbes.