Lazer

Museu Regional de Cabinda regista quatro mil visitantes

O Museu Regional de Cabinda registou quatro mil e 400 visitantes de Janeiro a Outubro do ano em curso, informou, segunda-feira, o director da instituição, Francisco Angó.

O Museu Regional de Cabinda registou quatro mil e 400 visitantes de Janeiro a Outubro do ano em curso, informou, segunda-feira, o director
da instituição, Francisco Angó.
O responsável afirmou que este número representa um aumento, tendo em conta os mil 268 visitantes registados no mesmo período em 2016. O Museu Regional de Cabinda regista uma média diária de 25 visitantes, entre estudantes universitários, alunos do ensino geral e turistas.
De acordo com Francisco Angó, o aumento de frequentadores ao museu deve-se a um trabalho de sensibilização nas comunidades locais sobre a importância da instituição na conservação e preservação dos usos e costumes, assim como preservação dos utensílios culturais dos povos.
Francisco Angó realçou que estudantes de diferentes níveis de ensino e turistas são os que mais visitam
o Museu Regional de Cabinda.
O museu conta com um acervo de 479 peças das províncias de Cabinda, Zaire e Uíge, que retratam temas como mobiliário doméstico, vida económica, caça, pesca e agricultura, símbolos e insígnias do poder tradicional, instrumentos musicais, dentre outros.
Herdado da era colonial, o Museu Regional de Cabinda funcionava na antiga câmara municipal, actualmente encontra-se localizado no edifício onde funcionou o tribunal da Comarca do Congo. O edifício foi inaugurado em 18 de Maio 1986 e no dia 14 de Setembro de 2014 foi reinaugurado após beneficiar de obras de restauro e ampliação.