Lazer

Luxuoso Airlander 10 é a maior aeronave do mundo moderno

O Airlander 10 é uma aeronave realmente de tirar o fôlego. Parece que cada detalhe do híbrido foi pensado para arrancar um suspiro, seja dos admiradores da aviação.

O Airlander 10 é uma aeronave realmente de tirar o fôlego. Parece que cada detalhe do híbrido foi pensado para arrancar um suspiro, seja dos admiradores da aviação ou de quem gosta de luxo e conforto. Para quem ainda não conhece essa máquina, será um passeio interessante.
Em 2010, sob encomenda do Exército norte-americano, o projecto teve o seu início para fins militares; todavia, devido aos elevados custos, em 2013 o projecto passou a ser desenvolvido para fins comerciais. A empresa Hybrid Air Vehicles (HAV) tomou a frente, buscando maneiras de tornar possível essa engenhosidade.
As dimensões impressionam qualquer um. A aeronave, que é um híbrido entre avião, dirigível e helicóptero, possui 92 metros de comprimento (só para ter uma ideia, o Airbus A380, o maior avião comercial da actualidade, tem 73 metros e capacidade para 853 passageiros), 43,5 metros de largura e 26 metros de altura. A ideia da empresa é atender a diversos ramos, como pesquisa, comunicação, transporte de carga, entre outros.
O Airlander 10 pode ficar no ar cinco dias seguidos, e a ideia é que o seu consumo de combustível seja mais eficiente, mesmo não sendo extremamente rápido para um avião, já que alcança somente 148 quilometros por hora. Mais do que um meio de transporte, é considerado um veículo que oferece experiências aéreas, segundo os seus desenvolvedores.
Por não precisar de uma pista para alçar voo, apenas uma superfície plana, o seu uso para expedições que precisem de equipamentos pesados em lugares remotos também será uma excelente opção. Já para o atendimento comercial, especialmente do segmento de luxo, a HAV apresentou, em Julho deste ano, uma versão que deixou o mercado impressionado: capacidade para pouco mais de 15 passageiros, uma área de recepção, bar, lounge, suites — tudo com a assinatura da Design Q, empresa responsável por diversos projectos para aeronaves.