Mundo

Mercedes-Benz concorre com Uber

Daimler, do grupo Mercedes-Benz, vai começar a oferecer o seu serviço de transporte compartilhado na Europa para concorrer com o Uber.

Daimler, do grupo Mercedes-Benz, vai começar a oferecer o seu serviço de transporte compartilhado na Europa para concorrer com o Uber.
O projecto deve começar por Londres, mas será estendido a outras cidades europeias em seguida, como a alemã Stuttgart, onde fica a sede da Daimler. O sistema, em parceria com a startup Via Transportation, já responde por quase 1 milhão de corridas por mês em Nova Iorque, Chicago e Washington.
Segundo pessoas próximas, a Via pretende levantar 200 milhões de dólares para financiar a expansão. A Daimler será o investidor líder do projecto, mas não foi informado o valor do negócio.
As fabricantes de automóveis estão a ampliar investimentos em parceria com empresas que oferecem novos serviços, à medida em que consumidores urbanos mostram menos interesse em ter um carro. No mês passado, a Toyota investiu no Grab, principal operador de transporte compartilhado no sudeste da Ásia, um ano após comprar uma pequena participação no Uber.
As corridas em carros como Mercedes Vito e V-Class vão impulsionar os serviços da Daimler para além da venda de veículos. O serviço do Via opera pela conexão de pessoas que vão para a mesma direcção, permitindo que um veículo transporte mais de um passageiro. O lançamento foi em 2013, em Nova Iorque.