Lazer

Benguela acolhe festival de teatro

O cine Monumental na cidade de Benguela acolhe de 8 a 17 de Setembro do corrente ano, a primeira edição do Festival Internacional de Teatro das Acácias, com a participação de 22 gruposnacionais e dois estrangeiros.

Numa realização da Companhia Ngola Teatro, com a parceria da produtora de espectáculos Facul, o festival é uma homenagem à figura do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto e vai contar com as representações das províncias de Benguela, Luanda, Huambo, Bié, Cuanza Sul, Namibe,Cuanza Norte, Uíge e Huíla.
Em declarações à Angop, o director artístico do festival, Avelino Dário, avançou estar também confirmada a presença da Companhia Baile Teatro da cidade de São Paulo, no Brasil, para além de um grupo de São Tomé e Príncipe.
Destacou que, após as duas edições, o Festival de Teatro das Acácias conseguiu firmar-se entre os eventos culturais mais importantes de Benguela, que chega agora à sua internacionalização para criar uma movimentação cultural diferente.
O também director-geral da Companhia Ngola Teatro, explicou que os grupos estrangeiros convidados chegam à província de Benguela apenas na próxima semana, sendo que os grupos nacionais começam aexibir-se a partir de sexta-feira.
Sublinhou ainda a importância do festival na dinamização cada vez mais das artes cénicas em Benguela, em particular, e no país em geral, até porque vai movimentar pelo menos 160 teatristas, possibilitando
assim a troca de experiências.
Contudo, o responsável garantiu estar tudo preparado para o arranque do evento, que prevê ainda a atribuição de prémios em várias categorias, como melhor espectáculo, grupo, atriz e actor.Aproveitou ainda a ocasião para apelar à presença massiva do público no Cine Monumental, para assistir aos 24 espectáculos
previstos durante dez dias.