Gestão

Gestão comercial nos departamentos

O departamento comercial pode ser considerado o coração de uma empresa, visto que nele estão concentradas as acções que fazem todos os outros órgãos funcionarem plenamente. Uma área comercial que não realiza efectivamente as suas funções prejudica todo o desempenho da empresa, independente de seu tamanho e sector de actuação.

O departamento comercial pode ser considerado o coração de uma empresa, visto que nele estão concentradas as acções que fazem todos os outros órgãos funcionarem plenamente. Uma área comercial que não realiza efectivamente as suas funções prejudica todo o desempenho da empresa, independente de seu tamanho e sector de actuação.
É comum reduzir erroneamente o departamento comercial a vendas. Porém, ainda que existam pontos em comum, o departamento comercial é diferente do departamento de vendas, logo, possui outras atribuições.

O que faz o departamento de vendas?

O departamento de vendas é responsável directo pelos ganhos de uma empresa. Isso significa que o seu desempenho está ligado às metas de venda e, consequentemente, ao desempenho de todos os outros departamentos. Um gestor de vendas precisa administrar da melhor maneira possível um time que se preocupe com os produtos e serviços oferecidos, visando sempre que os objectivos da companhia sejam alcançados.
Os responsáveis pelo departamento de vendas precisam ter domínio das acções e iniciativas de marketing e administração que a empresa pode adoptar para vender mais. Os times de venda precisam ser bem estruturados, estar alinhados e sempre afiados no discurso utilizado para convencer os clientes.

O que faz o departamento comercial?

Se comparado ao departamento de vendas, o departamento comercial apresenta um carácter mais estratégico da empresa. Suas iniciativas precisam estar alinhadas ao mercado e aos objectivos e metas que se pretende alcançar. Planeamento táctico, estabelecimento de preços, optimização de rotinas e desenvolvimento de estruturas podem ser encargos de gestores comerciais.
A gestão comercial trata de entregar todos os recursos necessários para que o departamento de vendas tenha condições de trabalhar. Ou seja, pode-se atribuir a gestão comercial à ideia de uma administração optimizada dos recursos humanos, tecnológicos e financeiros de uma organização, com o intuito final de entregar a todos os envolvidos – accionistas, colaboradores e clientes – os melhores resultados.
O departamento comercial tem como missões:
• Garantir que a empresa e seu produto/serviço estejam competitivos no mercado;
• Aumentar a produtividade na empresa;
• Entregar aos clientes o melhor produto ou serviço possível;
• Mirar o crescimento constante da companhia.
Dada a importância deste departamento dentro de uma empresa, é preciso saber como gerí-lo da melhor forma possível a fim de obter os resultados esperados. Mas como isso deve ser feito?

Gestão de pessoas

As pessoas são as principais forças e o maior capital de uma empresa, assim, também são elas as peças fundamentais para construir um modelo de gestão eficiente. Os directores e gerentes devem ser destacados, visto que é responsabilidade deles colocar em prática as estratégias definidas. Os colaboradores precisam absorver e viver a cultura da empresa, receber capacitações, sentir que fazem parte de um time, ter capacidade de cumprir tarefas.