Gestão

Amadurecimento laboral em quatro etapas básicas

O início de carreira é um período de muita aprendizagem  que leva a pessoa a lidar com a transição no mundo corporativo ao mesmo tempo em que deixa os velhos hábitos profissionais

Se entrou recentemente no mercado de trabalho e está com dificuldades para lidar com as pressões e responsabilidades, confira algumas dicas para amadurecer.
O início da carreira é um período de muita aprendizagem e amadurecimento, pois os indivíduos lidam com a transição para o mundo corporativo ao mesmo tempo em que deixa os velhos hábitos profissionais. Saber administrar as emoções e as reações às novas experiências e dificuldades é muito importante. Não há como voltar atrás, os anos irão trazer novas oportunidades e precisa de estar pronto para enfrentar cada uma delas.
1. Não proteste com os seus colegas - eles devem estar nessa situação há mais tempo, por isso não espere que partilhem angústias ou tenham a mesma reacção. A imagem que deve passar não pode estar associada a alguém que protesta constantemente e não sabe aproveitar a oportunidade que tem;
2. Procure um modelo - mesmo que esteja num emprego transitório ou temporário, procure aprender ao máximo com essa posição. Dentro das suas metas e objectivos profissionais, procure alguém que tenha experiência e já chegou onde gostaria de algum dia chegar. Essa pessoa irá motivá-lo e ensiná-lo que a carreira é feita de etapas boas e más, erros e acertos;
3. Poupe dinheiro - Por mais que não goste do seu emprego, saiba valorizá-lo. Ele não irá durar para sempre e não é possível adivinhar quais são os imprevistos que terá de enfrentar. Carros estragam-se, acidentes acontecem e a mensalidade dos seus cursos pode aumentar;
4. Estude - o facto de ter um emprego não quer dizer que está permanentemente garantido. Se deseja ter uma carreira de sucesso, é necessário fazer a manutenção das suas habilidades profissionais. Dedique-se a cursos e especializações e procure aperfeiçoar-se sempre para atingir as suas metas e crescer profissionalmente;
5. Procure fazer o que ama - Ter paixão é um factor que motiva e muito os profissionais e que contribui para terem mais foco e perseverança no trabalho;
6. Comece por fazer o trabalho mais difícil primeiro - Toda a gente procura instintivamente fazer sempre algo prazeroso e deixar as tarefas mais difíceis para depois;
7. Pratique intensamente - pratique sem interrupções durante curtos períodos o que faz dentro da empresa. O período de tempo máximo de pausa é utilizado para manter o foco em qualquer actividade que surgir;
8. Procure o retorno de especialistas na área - quanto mais simples e preciso o feedback de alguém experiente, mais fácil será para si ajustar as suas características e habilidades. Muito do retorno destes profissionais pode no entanto interferir no seu próprio processo de aprendizagem;
9. Faça pausas de renovação de carreira - relaxar depois de um intenso esforço é óptimo para renovar as energias e deixar o metabolismo pronto para aprender mais. É durante o intervalo das actividades que podem vir mais ideias criativas;
10. Ritualize a prática - vontade e disciplina são muito apreciadas e poucas são as pessoas que as têm. A melhor maneira de garantir que conseguirá ultrapassar as questões mais difíceis é criando rituais. Especifique como proceder passo a passo e os horários em que as tarefas devem ser realizadas.