Finanças

Água de mesa custa 250 kwanzas por cinco litros

A produção de água de mesa nacional está cada vez mais a responder à procura, o que motiva a sucessivas baixas de preços de semana em semana.

Nos dois últimos anos, a crescente inauguração de fábricas em Luanda e nas localidades do interior fizeram já com que houvesse uma redução significativa na presença da água importada. Nesta ocasião, também o preço começou a mostrar estabilidade, sendo que por uma embalagem de cinco litros cobravam-se não mais de 600 kwanzas, contrariando as anteriores cifras de 800 a 1.000 kwanzas por cinco litros ou 300 kwanzas para 1,5 litros.
Esta semana, na habitual ronda por levantamento de preços foi possível constatar que se por um lado os supermercados oficiais começam a fixar o preço da garrafa plástica de água de mesa abaixo dos 500 kwanzas, as lojas e cantinas de esquina fixam o mesmo em até 400. Surpresa ou não, a nossa equipa visitou alguns armazéns na zona da multiperfil, ao Morro bento, e lá verificou que por igual quantidade (cinco litros) paga-se 300 kwanzas. Já no agora muito movimentado mercado do Calemba 2, por cinco litros de água de mesa nacional, nas diversas marcas, a oferta atinge o valor de 250 kwanzas.