Infraestrutura

Imogestin define prazos para pagamento de casas

A partir do dia 9 de Novembro, a Imogestin, empresa encarregue da gestão das centralidades, procede à cobrança das prestrações dos contratos de compra e venda, regime de renda resolúvel, celebrados com os adquirentes nas centralidades do Kilamba, Sequele e nas urbanizações Capari e KM44.

A partir do dia 9 de Novembro, a Imogestin, empresa encarregue da gestão das centralidades, procede à cobrança das prestrações dos contratos de compra e venda, regime de renda resolúvel, celebrados com os adquirentes nas centralidades do Kilamba, Sequele e nas urbanizações Capari e KM44.

Segundo a admnistradora executiva da Imogestin, Branca do Espírito Santo, que falava esta semana em Luanda, durante uma conferência de imprensa, para o ano de 2015 o pagamento deverá ser feito em uma única prestação ou repartidos em seis prestações e deverá ser concluído a 30 de Abril de 2016, correspondendo a pagamentos de dois meses de cada vez.

Os adquirentes das habitações irão receber cartas individuais nos respectivos apartamentos contendo a identificação do cliente, a referência para o pagamento no sistema multicaixa, o valor da prestação e o prazo de pagamento.

Para o efeito, os pagamentos poderão ser feitos por via do sistema de ATM ou ainda por depósito ou transferência bancaria para quem o pretenda fazer mediante as contas do Fundo de Activos para o Desenvolvimento Habitacional (FADEF) abertas no Banco Angolano de Investimento (BAI), Banco Internacional de Crédito (BIC) e o Banco de Fomento Angola (BFA).

Actualização
A Imogestin esclarece que a actualização do valor da prestação passará a ser feita trimestralmente, com base nos coeficientes de índice de preços no consumidor (IPC) e não por indexação à taxa de câmbio.

O valor a actualizar será o correspondente ao montante da última prestação anual paga, dividida por duodécimos, para os que optarem pela liquidação anual.

A administradora esclareceu ainda que em caso de pagamento anual, o prazo será estabelecido no contrato de 1 a 10 de Março de cada ano. O adquirente deverá comunicar à Imogestin por escrito a opção quanto à periodicidade de pagamento.

Pagamentos em 2016
Para o ano de 2016, em face do atraso verificado na cobrança das prestações de 2015, por razões alheias aos adquirentes, o prazo de pagamento das prestações inicia no mês de Maio do mesmo ano, com pagamentos bimensais até ao mês de Agosto de 2016, seguindo posteriomente o pagamento mensal.

Branca do Espírito Santo adverte aos ocupantes que tenham optado pelo pagamento anual de uma só vez para o ano de 2015, deverão fazer o pagamento de 2016 até ao dia 30 de Março do mesmo ano, salvo se optarem pelo pagamento mensal, podendo fazê-lo até ao oitavo dia de cada mês, a partir de Janeiro de 2016.

Contudo, as alterações dos contratos existentes, em função das opções dos adquirentes das habitações serão posteriomente induzidas em adendas aos mesmos.