Gestão

Vender é relacionar-se

Foi-se o tempo em que o vendedor tinha a última palavra no período onde os bens eram escassos e a concorrência quase não existia.

Foi-se o tempo em que o vendedor tinha a última palavra no período onde os bens eram escassos e a concorrência quase não existia. O contexto mudou.
Vender é se relacionar. No mundo globalizado está cada vez mais difícil fidelizar o cliente com tantos concorrentes e propostas de valor. Actualmente os profissionais mais preparados têm investido em programas de “Follow Up” que se traduz, literalmente, por um processo de acompanhamento das etapas de vendas, que vão da prospecção até o pós-venda.
Portanto, o diferencial competitivo das empresas está em se relacionar com o seu cliente. O vendedor que faz jus a sua profissão trabalha com empenho para satisfazer as necessidades, desejos ou sonhos dos seus clientes porque sabe que o cliente é o ápice do seu empreendimento. Sem o cliente o negócio não funciona. Sabendo disso, se faz necessário manter um relacionamento recíproco, mas que seja despretensioso pautado no “ganha-ganha” onde o cliente sai satisfeito com o produto ou serviço adquirido e você, igualmente, por ter conseguido resolver a sua demanda.
È importante pois manter uma constante comunicação com todos os seus clientes, pois, ninguém gosta de ser cumprimentado somente quando é um potencial consumidor do seu produto.