Gestão

Vendas na internet feitas com lealdade

O comércio electrónico é um espaço virtual no qual produtos e serviços são ofertados aos clientes por meio da internet. Trata-se de um canal online em que consumidores podem fazer e acompanhar compras, pedir encomendas, realizar transacções financeiras, entre outras coisas, directamente de qualquer lugar.

O comércio electrónico é um espaço virtual no qual produtos e serviços são ofertados aos clientes por meio da internet. Trata-se de um canal online em que consumidores podem fazer e acompanhar compras, pedir encomendas, realizar transacções financeiras, entre outras coisas, directamente de qualquer lugar. Veja, a seguir, 10 dicas para o sucesso no mercado digital:
1. Esteja preparado para entrar na internet: antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás do e-commerce;
2. Assista ao programa de negócio e saiba mais: ter um site 100 por cento funcional e de óptima navegabilidade;
3. Ser verdadeiro: deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir;
4. Ter obsessão pela logística: não existe contacto físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria;
5. Oferecer multicanais ao cliente: é necessário estar presente nas redes sociais, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, colocar o número de telefone bem visível no site;
6. Avaliar a possibilidade de criar um blog, sobretudo se estiver num mercado de nicho em que conteúdos sejam influenciadores de compra, é uma boa acção;
7. Montar uma equipa preparada e bem treinada: para cuidar do conteúdo, do design, de questões relacionadas à tecnologia da informação e marketing;
8. Anunciar: é uma boa maneira é começar a fazer testes com pequenos investimentos e medir os resultados;
9. Ter um site seguro: há diversas empresas que oferecem serviço de protecção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras;
10. Investir na gestão do negócio: depois que o cliente clica no botão comprar, no site de uma loja virtual, se inicia uma complexa e delicada operação, invisível aos olhos dos clientes, que inclui logística, gestão de pedidos, estoque, relatórios,
facturamento, entre outros.