Gestão

Três alternativas ao WordPress para o site do seu negócio

Todos nos apaixonamos pela plataforma WordPress ao longo da última década, mas há alguns concorrentes com chances reais de substituí-lo.

Todos nos apaixonamos pela plataforma WordPress ao longo da última década, mas há alguns concorrentes com chances reais de substituí-lo. Como a maioria dessas alternativas se concentra apenas em determinados tipos de sites, a estratégia resulta num desempenho mais optimizado em comparação com o modelo “tudo-em-um” do WordPress.
As três soluções compartilhadas abaixo não são nem de longe tão ricas em recursos ou capacidade como o WordPress. No entanto, elas certamente têm algumas vantagens importantes.
Veja, na galeria de fotos a seguir, 3 óptimas plataformas alternativas ao WordPress para o seu site de negócios:
Statamic é um software CMS de arquivo simples, desenvolvido por um dos frameworks PHP mais populares: o Laravel. Arquivo simples significa que não há banco de dados que armazene todas as páginas e informações do seu site. Em vez disso, tudo é armazenado em arquivos individuais no disco rígido.
Devido à falta de banco de dados, o Statamic tem um desempenho muito rápido. Além disso, também pode ser mais fácil configurar várias formas de armazenamento em cache para aumentar ainda mais a performance.
Baseado em milhares de plugins WordPress disponíveis, os recursos para o Statamic ainda ficam aquém. Mas se o seu site usar essa plataforma, provavelmente, terá um desempenho melhor, além de ser, em geral, mais seguro. Segundo a empresa de segurança de sites Sucuri, em 2017, 83 por cento dos sites da CMS hackeados eram WordPress. Outra desvantagem, considerável, é o Statamic não ser gratuito. É preciso desembolsar mais de 199 dólares para a licença.