Gestão

Sete maneiras de melhorar o atendimento ao cliente e também o desempenho interno

A transformação do serviço de atendimento ao consumidor não é um processo simples, mas é uma das maneiras mais efectivas de melhorar o desempenho do negócio.

A transformação do serviço de atendimento ao consumidor não é um processo simples, mas é uma das maneiras mais efectivas de melhorar o desempenho do negócio. Grandes empresas, como a Amazon e a Netflix, são obcecadas pelos seus clientes, pois perceberam que deles depende o sucesso da marca. Veja a seguir, as 7 maneiras de melhorar o serviço de atendimento ao consumidor do seu negócio:
1) Empodere os seus principais funcionários: A única forma de garantir o melhor serviço ao consumidor é por meio do empoderamento dos funcionários, dando a eles autoridade para fazer o necessário para solucionar problemas e desafios, muitas vezes imprevisíveis, que podem surgir;
2) Propósito em vez de função: Quando os funcionários estiverem empoderados para fazer o que for melhor, eles precisam entender o que a sua empresa define como “melhor”;
3) Reveja e renove as suas práticas de contratação: Nada nessa lista é mais importante do que a maneira como escolhe os funcionários. A melhor forma de fazer isso é por meio da melhoria do sistema de contratação;
4) Melhore a gestão de talentos: É preciso desenvolver e alimentar o talento dos funcionários, algo essencial para uma organização que prioriza o cliente;
5) Modernize as suas respostas: Se a sua empresa ainda adopta padrões de respostas de 1995 – do tipo “faremos o possível para responder em até 24 horas” -, ela não está a agir da maneira que um cliente dos dias de hoje espera;
6) Priorize o treinamento da equipa: Uma boa contratação pode garantir funcionários com grande aptidão para lidar com o serviço de atendimento ao consumidor, mas um bom treinamento tem a capacidade de transformar esse potencial em realidade, quando feito corretamente;
7) Introduza briefings diários: O melhor complemento para um programa de serviço ao consumidor é um simples ritual que deve acontecer todos os dias. A estratégia consiste em reservar de 5 a 10 minutos para discutir um dos princípios do sector.