Gestão

Questões do meio ambiente devem preocupar empresas

O conjunto de normas mais conhecido é o da série ISSO 14000. Isso porque não basta apenas anunciar que os seus processos e produtos não causam danos ambientais, é preciso provar. E o mais importante nesse processo: o cliente passa a confiar muito mais na empresa.

O conjunto de normas mais conhecido é o da série ISSO 14000. Isso porque não basta apenas anunciar que os seus processos e produtos não causam danos ambientais, é preciso provar. E o mais importante nesse processo: o cliente passa a confiar muito mais na empresa.
Actuar de maneira ambientalmente responsável é ainda hoje um diferencial entre as empresas, destacando-as nesse competitivo mercado. Porém, em breve, este diferencial se tornará num pré-requisito e quanto antes as empresas perceberem esta nova realidade, maior será a probabilidade de se manterem no mercado.
A gestão ambiental inclui uma série de actividades que devem ser administradas para formular estratégias de administração do meio ambiente para assegurar que a empresa esteja em conformidade com as leis ambientais, implementar programas de prevenção à poluição, gerir instrumentos de correcção de danos ao meio ambiente, adequar os produtos às especificações ecológicas, além de monitorar o programa ambiental na própria empresa.
Por outro lado, a questão social também é fundamental para as organizações porque diz respeito ao seu impacto no sistema social onde operam. É abordada por meio da análise do impacto da organização sobre as suas partes interessadas: colaboradores, fornecedores, consumidores-clientes, comunidade, governo e sociedade em geral – a nível local, nacional e global. Uma empresa socialmente responsável vai, assim, procurar minimizar os impactos negativos e elevar os positivos, passando a estabelecer e pôr em prática seus sistemas de gestão ambiental.
Esses sistemas são novos padrões de gestão da qualidade que actuam como ferramentas para prática de novos procedimentos apropriados em direcção à meta do desenvolvimento sustentável. Um bom exemplo de ferramenta gerencial utilizada para melhoria do desempenho ambientalmente responsável é a análise de projetos, pois os mesmos devem ser submetidos à avaliação de impacto ambiental.
O posicionamento em relação às questões ambientais é o acto de desenvolver actividades e a imagem da empresa, de maneira que se ocupe uma posição em relação aos impactos ambientais por ela causados. Muitas se utilizam da reciclagem de materiais, outras desenvolvimento de processos, tratamento de resíduos, entre outros.
De acordo com Donaire, para uma correcta avaliação de posição da empresa devem-se levar em consideração as seguintes variáveis: ramo de actividade; produtos; processos; consciencialização e padrões ambientais; comprometimento Gerencial (Linha e Staff); capcidade do pessoal; capacidade da área de P&D e capital.
Nesse estilo todo o grupo pode e deve contribuir com sugestões. A responsabilidade do líder é dirigir as opiniões para que na prática atinjam os objetivos esperados. O grupo passa a entender que atingir os objetivos é responsabilidade de todos. líder com este estilo geralmente tem um conceito equilibrado de si e não teme que hajam liderados melhores do que ele em determinados aspectos.Aqui a dificuldade é a demora na tomada de decisões em tempos de crise.