Gestão

Excelente planeamento muda níveis de vendas

A venda é um instrumento de comunicação com o mercado que depende de estratégias eficientes, profissionalismo, treinamento, produtos, preços e sistemas promocionais de alto nível.

A venda é um instrumento de comunicação com o mercado que depende de estratégias eficientes, profissionalismo, treinamento, produtos, preços e sistemas promocionais de alto nível. Se detém uma empresa, certamente conhece o quanto isso representa e sabe que trabalhar com um excelente planeamento estratégico de vendas é fundamental para que a sua empresa ande nos trilhos do alcance de um facturamento ideal para que se garanta
a sobrevivência do negócio.
Algumas empresas são um pouco negligentes a alguns aspectos que envolvem o sector de vendas, por exemplo, dão atenção somente a produtos que vendem mais ou ainda vendem indiscriminadamente sem ter um controlo de Stock que ocasiona
muitas vezes atrasos na entrega.
Muitos erros seriam evitados se houvesse um bom plano de vendas, que fosse capaz de organizar todas as etapas que envolvem o sector comercial interligando com as demais áreas da empresa. Para alcançar um bom fluxo financeiro é necessário que existam vendas, entretanto não basta vender por vender, é preciso que haja uma identificação clara do perfil do cliente, preços competitivos, boa qualidade e principalmente cumprir o que se promete.

Perfil do profissional

O vendedor é uma figura de muito destaque e relevância dentro de uma empresa, pois é através dele que se forma o canal de comunicação entre empresa e o cliente. É um profissional proativo com diversas habilidades, entre elas: o poder de persuasão; liderança; conhecimento do mercado; da empresa; da concorrência; do produto ou serviço; e de técnicas de vendas.
Além disso, é preciso ter muita resiliência, saber trabalhar com objecções aplicando técnicas de marketing pessoal e profissional na hora de apresentar-se ao cliente e, sobretudo ter inteligência emocional e uma atitude positiva. O seu objectivo deve ser sempre bater as suas metas, cultivando bons relacionamentos e conseguir
a fidelização do cliente.

Importância do plano

A actividade de vendas deve estar alinhada com o propósito principal da organização e dentro disso podemos dizer que para ter uma equipa forte de vendedores é preciso uma boa dose de organização, planeamento e treinamento de equipas. Só desta forma é possível conseguir o objectivo de atrair,
conquistar e manter clientes.
Diante disto, elaborar um plano comercial ou uma estratégia é fundamental para vencer a competição do mercado, através de um plano de acção com a definição dos objectivos e práticas comerciais que alcancem melhores resultados com foco e atenção no cliente e alinhados a missão, visão e valores da empresa.
Através do plano comercial é possível conseguir estabelecer a política de vendas: as comissões, prémios e outros incentivos que poderá pagar a sua equipa de vendedores e as estratégias de divulgação dos produtos e serviços ao mercado, ou seja, toda a operacionalização do plano de marketing.
Um excelente planeamento estratégico de vendas deve estar voltado para o aumento do volume de vendas de uma empresa e para para que isso seja alcançado é necessário ter o foco no cliente, dizer a verdade aos compradores, identificando as suas necessidades, praticar preços justos, para que se tenha boas vendas e realizar uma politica atrativa de bonificação.
Além desses aspectos pensionados, é importante ter custos fixos e custos variáveis na hora de montar a sua estratégia de vendas. A entrega dentro dos prazos prometidos, a qualidade, as metas, os indicadores de vendas e o serviço pós-vendas são elementos de extrema importância para manter o negócio e reter os clientes.