Gestão

Estratégias de marketing empresarial nas redes sociais

A estratégia de marketing empresarial nas redes sociais exige, numa primeira instância, alteração a abordagem de brand equity, segmentação, comunicação, conteúdo e o estabelecimento de metas realistas. Esta estratégia deve definir explicitamente os objectivos do negócio que pretende que os seus esforços de marketing digital ajudem a alcançar.

A estratégia de marketing empresarial nas redes sociais exige, numa primeira instância, alteração a abordagem de brand equity, segmentação, comunicação, conteúdo e o estabelecimento de metas realistas. Esta estratégia deve definir explicitamente os objectivos do negócio que pretende que os seus esforços de marketing digital ajudem a alcançar. Tal como acontece com qualquer outra jornada, é preciso planear uma rota eficaz. A clareza dos objectivos pode trazer o sucesso ou o fracasso à estratégia, é preciso muito rigor, mesmo sendo nas plataformas digitais.
Neste caso, a sua estratégia de marketing empresarial nas redes sociais deve para por um monitoramento contínuo das conversas as sobre marcas, produtos e os serviços, criando a participação da empresa nas conversas e identificando os clientes e estimular aqueles mais entusiasmados a disseminarem as mensagens positivas sobre a marca, produto ou serviço. Também é importante estimular os consumidores a se apoiarem mutuamente em comunidades,  a trabalhar uns com os outros para melhorar os seus produtos e serviços.
Seja qual for o seu objectivo, o marketing nas mídias sociais requer uma abordagem diferente, que passa por pôr nele um diálogo transparente e natural, com credibilidade; o valor da marca. É fundamental a segmentação feita através do comportamento, atitudes e interesses do clientes. Além disso o conteúdo deve ser feito por profissionais e também por consumidores, para que seja mais do que somente uma propaganda e branding. As pessoas querem autenticidade e participar, e não propaganda.
Para todos efeitos, em vez de provocar uma interrupção, o marketing entrega o conteúdo apenas no momento em que as pessoas precisam dele, porque o marketing nas mídias sociais se baseia na avaliação do perfil, estabelecer objectivos, elaborar estratégias e definir quais elementos (tecnologias) a adoptar para se comunicar com os consumidores. As estratégias de marketing, quando bem executadas, podem mudar profundamente a maneira como uma organização se relaciona com os seus consumidores.