Gestão

Criação de um sistema eficiente interno de distribuição moderna requer visão

As encomendas começam a ganhar volume, mais e mais clientes fazem pedidos simultâneos e a sua empresa se vê às voltas com um dilema: como dinamizar a logística de distribuição? Repassar esse serviço para uma empresa especializada pode ser a melhor maneira de agilizar a operação, liberando o empresário para cuidar do gerenciamento do negócio.

As encomendas começam a ganhar volume, mais e mais clientes fazem pedidos simultâneos e a sua empresa se vê às voltas com um dilema: como dinamizar a logística de distribuição? Repassar esse serviço para uma empresa especializada pode ser a melhor maneira de agilizar a operação, liberando o empresário para cuidar do gerenciamento do negócio. Confira aqui o passo a passo para organizar a distribuição dos seus produtos, do controlo do estoque até a negociação  do contrato com a distribuidora:
1 - Fique atento ao estoque: a empresa só poderá começar a transportar depois que a mercadoria tiver sido comprada e estiver pronta para ser embarcada, principalmente se forem itens de reposição contínua. É preciso muita atenção a essa fase;
2 - Pense em terceirizar: na hora de entregar o seu produto ao cliente, o empresário pode optar por usar transporte próprio ou terceirizar. Salvo raras excepções — clientela reduzida, área de entrega restrita —, recorrer a uma operadora é a melhor opção, já que a empresa pode adquirir, de forma rápida, uma competência que não domina;
3 - Escolha a transportadora: encontrar uma empresa de confiança num mercado com tantas opções não é tão simples. Para começar, é fundamental verificar o perfil dos seus clientes e o mercado em que a sua empresa está inserida;
4 - Negoceie o contrato: alguns itens precisam constar obrigatoriamente no contrato entre a empresa e a transportadora. O documento deve apresentar claramente qual é a infra-estrutura oferecida pela empresa de logística. As melhores distribuidoras contam com um sistema automatizado, que permite ao varejista acompanhar o trajecto do produto. Outra precaução importante é deixar claro para a empresa contratada que o seu cliente também é cliente dela. A preocupação é que ela ofereça um serviço com o nível de excelência com o qual a sua empresa está acostumada;
5 - Consulte os sites especializados: A rede é uma óptima aliada na hora de seleccionar parceiros para distribuir os seus produtos. Caso a empresa terceirizada ofereça serviços de monitoramento, também é possível usar a web para verificar em que estágio se encontra sua mercadoria (armazenamento, transporte ou entrega).