Gestão

Controlo da gestão financeira eleva os rendimentos de caixa das corporações

Agestão financeira é um conjunto de acções e procedimentos administrativos que envolvem o planeamento, a análise e o controlo das actividades financeiras da organização. O seu objectivo é melhorar os resultados apresentadospela empresa e aumentar o valor do património por meio da geração de lucro líquido proveniente das actividades operacionais ou comerciais.

Na verdade, para uma correcta administração financeira é importante que haja condições que permitam que se visualize a actual situação da empresa. E neste caso, os registos devem ser adequados para permitir a análise e colaboração com as metas traçadas para optimização dos resultados.

Administração financeira

A análise e planeamento financeiro, além de servir para avaliar os resultados financeiros e planear acções necessárias para obter melhorias, serve igualmente para uma boa utilização dos recursos financeiros, analisar e negociar a sua captação, bem como a aplicação dos recursos disponíveis. Por outro lado, o crédito e as cobranças são outros elementos importantes para analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar os concedidos e efectuar as recepções e os pagamentos, controlando o saldo de caixa.
A administração financeira deve ainda ter em conta as contas a receber e a pagar, de forma a controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo e contas a pagar sobre às compras, impostos e despesas operacionais.
No entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar uma adequada gestão financeira. Os principais problemas encontrados relacionam-se com a falta de registos adequados, nomeadamente o saldo de caixa, o valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras; a falta de compreensão dos custos das fontes de financiamento; a compreensão dos ciclos financeiro e operacional da organização.
Entre os demais problemas ainda aparece a falta de compreensão do capital de giro, o financiamento deste capital e a necessidade de capital de giro. A falta de integração entre as políticas de vendas (prazos de pagamento) e as políticas financeiras; a política de estoques; a elaboração do demonstrativo de resultados mensal para conhecer os lucros e prejuízos, o cálculo adequado dos preços de venda; o desconhecimento do valor patrimonial da empresa e a falta de definição de retiradas dos sócios são sem dúvidas os maiores problemas que uma empresa pode enfrentar.
Portanto, estas faltas ocorrem, muitas vezes, porque as pessoas envolvidas têm pouca experiência em administração financeira, e isso interfere nos resultados. As actividades são iniciadas com pequena dimensão e, conforme os negócios que se desenvolvem, a administração financeira não acompanha o crescimento da empresa porque os gestores não têm conhecimentos necessários nesta área de gestão e se envolvem excessivamente com a produção ou vendas, esquecendo que sem caixa, não há o que produzir ou vender. Mas do que corrigir estas falhas e melhorar a sua gestão em relação às finanças:
organizar os registos e conferir os documentos; acompanhar as contas; controlar o movimento de caixa, classificar os custos e despesas em fixos , variáveis e outros.