Gestão

Características de gestores públicos de sucesso

A vida de um líder não é fácil, desde os compromissos, problemas, metas, cobranças, urgências, gestão da equipa e outras obrigações podem causar estafa e frustração.

A vida de um líder não é fácil, desde os compromissos, problemas, metas, cobranças, urgências, gestão da equipa e outras obrigações podem causar estafa e frustração, se não forem bem geridos. Porém, gestores públicos de sucesso devem ter em conta todos esses factores e gerenciá-los de forma objectiva, para que a vida profissional e a pessoal não sofram com tanta demanda.
1. Actuação em equipa - logicamente, os gestores públicos de sucesso precisam saber actuar em equipa. A gestão não é idealizada e nem praticada individualmente. Portanto, é preciso planear acções que integrem a equipa, deixando claro o valor de cada funcionário, as suas tarefas, as metas e os seus objectivos. Realizar avaliações individuais e por equipa é outra acção necessária. É importante também dar liberdade para que os funcionários avaliem o próprio gestor, para que ele saiba o que melhorar e como mudar;
2. Objectivos claros - Um gestor público de sucesso conhece os objectivos da organização em que actua e os concilia com as suas próprias metas. Além disso, ele compartilha a sua visão com a equipa e propõe objectivos individuais e gerais, avaliando-os de tempos em tempos;
3. Investimento em capacitação-
Os gestores públicos de sucesso apostam na sua carreira, investindo em cursos de aperfeiçoamento e participando de eventos de sua área. Não só ele realiza essas acções, como também incentiva a sua equipa a realizá-las;
4. Adaptabilidade - Não importa o sector, a instituição ou o cargo que ocupa, os gestores públicos de sucesso sabem se adaptar às regras e às particularidades de cada local. Ele sempre sabe o que fazer, quando fazer e para quem fazer. Cada organização tem a sua própria cultura e ele consegue se adaptar facilmente a ela;
5. Reconhecimento de esforços - O gestor público de sucesso não apenas impõe metas, compartilha tarefas e avalia. Ele também reconhece o esforço da sua equipa e dos profissionais individualmente;
6. Resiliência - Reconhecer que a pressão faz parte do jogo e saber jogar são características de gestores públicos de sucesso. O profissional resiliente entende que existirão momentos turbulentos;
7. Eficiência - A eficiência é uma das principais características de gestores públicos de sucesso. Especialmente em tempos de crise. É fácil ser um bom administrador em tempos de bonança, mas a competência se prova de verdade ao se gerenciar a escassez. Por isso os gestores públicos de sucesso devem estar preparados para a crise, permanentemente buscando soluções criativas para fazer mais com menos;
8. Tomada de decisões - Uma habilidade essencial ao gestor público de sucesso é tomar decisões com agilidade e o tempo todo. Demissões, reduções de custos, inovação. Estas são questões que precisam ser ponderadas frequentemente. Uma tomada de decisão é uma escolha. E uma escolha é feita de alternativas e informações. Para tomar uma boa decisão é preciso ter conhecimento suficiente e confiança no que faz;
9. Humildade - Um gestor público de sucesso precisa ter humildade suficiente para ouvir. Ouvir sua equipa, os profissionais da sua área, os professores, especialistas e outros. Mesmo sendo um administrador, ele precisa estar ciente de que também é passível de erros e que outras pessoas, mesmo em posições inferiores a sua na organização, podem ter mais conhecimento em determinados assuntos do que ele, ou mesmo um ponto de vista diferente que o auxilie a solucionar o problema em questão.
Se quiser ser um gestor público de sucesso, faça uma auto-avaliação e corra atrás das características nas quais ainda não tem total domínio.