Gestão

Ambiente digital favorece a expansão de negócios

Antes de começar a investir em qualquer actividade é necessário analisare verificar o que precisa nas plataformas digitais e o nível de procura de produtos para depois iniciar a comercialização e apresentação de serviços na internet

Há poucos anos atrás, era comum ver empreendedores que se aventuravam em lojas físicas e franquias, e a trabalhar exclusivamente off-line. Hoje, porém, os tempos são outros: em busca de mais alcance e expansão, cada vez mais pessoas estão a investir na Internet, migrando os seus negócios pessoais e das empresas para o ambiente digital. O problema, no entanto, é que muitos ainda se sentem inseguros para realizar essa transição.

Analise o seu negócio
Antes de começar a investir, é necessário analisar o seu negócio e verificar o que procura na Internet. Seja qual for o seu objectivo, é preciso estabelecer metas para focar as suas acções on-line em resultados específicos.

Busque inovação
O Google exerce uma influência directa na decisão do consumidor que está à procura de um produto ou serviço, e é fundamental que a sua empresa invista nessas inovações para alcance do seu público.
Observe o mercado digital e responda que vantagens o seu negócio oferece, qual segmento deseja alcançar com os seus produtos ou serviços, o que pode ser aprimorado na sua estratégia on-line, entre outras questões relacionadas ao seu sector. Responder todas essas perguntas é fundamental para mapear qual será o percurso do seu projecto no ambiente digital.

Pense no produto
Antes de iniciar a comercialização dos seus produtos e serviços no ambiente digital, é preciso focar na qualidade do que está a ser oferecido ao consumidor. Como na Internet o seu cliente não terá contacto directo com o produto, é preciso ser sincero ao detalhar todas as suas características e funcionalidades. Caso contrário, a sua empresa pode perder autoridade e manchar a sua reputação on-line.
Lembre-se que a autoridade é tudo no ambiente digital: é através dela que conseguirá chamar a atenção de possíveis clientes e investidores, aumentando o valor da sua empresa e a lucratividade dos negócios.

Vantagens competitivas
Se pensa em migrar o seu negócio para a Internet, é importante agradar o seu público. Pense no que diferencia a sua empresa da concorrência, por que o cliente deve escolher o seu produto e foque nisso. Fazer promoções, dar brindes ou descontos também é uma óptima forma de chamar a atenção dos clientes e se destacar no mercado. Actualmente, a maioria dos consumidores se encontra nas redes sociais. Este é um óptimo espaço para divulgar o seu negócio.