Gestão

5 maneiras de evitar o Turnover

O termo destaca a baixa ou alta rotatividade de funcionários na dinâmica de uma empresa.

O termo destaca a baixa ou alta rotatividade de funcionários na dinâmica de uma empresa. A boa gestão do Turnover caracteriza a não estagnação da empresa, assim como o desenvolvimento de um fluxo de trabalho positivo e qualificado. Dependendo da organização, um percentual alto de rotatividade significa que há algo errado na administração da empresa. Para evitar o fenómeno, especialistas em recursos humanos sugerem:
1- Treinamento - Proporcione acções de formação constante, e se possível faça treinamento individual e colectivo. Isso demonstra valorização profissional e a importância da qualificação.
2- Metas - Estabeleça metas individuais e reconheça o cumprimento delas, seja com bonificações ou elogios públicos.
3- Liderança - A presença do líder é importante. Não o líder carrasco, mas aquele em quem os colaboradores se espelham.
4- Informação - O grande segredo é fazer fluir a informação. Muitos empresários retêm ao máximo a informação com medo de que no futuro um ex-funcionário a leve para a concorrência. Com isso desmotiva a equipa e estimula resultados negativos. Forme talentos e eles estarão sempre consigo.
5- Empatia - Elogie e reprima na dose certa. Sempre que for reprimir, orientar ou mostrar algo “ negativo” faça em particular e usando uma regra chamada “ PNP” ( positivo, negativo, positivo). Inicie o diálogo enaltecendo algo positivo do trabalhador, encaixe o enfoque desejado de orientação de melhoria e finalize enaltecendo novamente outro ponto positivo. Desta maneira, provavelmente o colaborador irá assimilar melhor sobre as melhorias a operar sem se desanimar. Coloque-se no lugar do trabalhador e pense como você se sentiria ao ouvir o que você deseja dizer e da maneira que pretende fazê-lo.