Especial

China reconfirma este domingo o que ainda vai dar a Angola

Um encontro bilateral entre o Presidente angolano, João Lourenço, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, está previsto para próximo domingo, em Pequim, anunciou, na quarta-feira última, o Ministério das Relações Exteriores, em comunicado.

Um encontro bilateral entre o Presidente angolano, João Lourenço, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, está previsto para próximo domingo, em Pequim, anunciou, na quarta-feira última, o Ministério das Relações Exteriores, em comunicado. João Lourenço chefia a delegação de alto nível angolana que vai participar no III Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), que tem lugar na capital chinesa, nos dias 3 e 4 de Setembro.
Para preparar a visita do Presidente angolano, o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, seguiu nesta quinta-feira para Pequim, segundo o comunicado do departamento ministerial. Na segunda-feira, o chefe da diplomacia angolana participa da cerimónia de abertura do Diálogo de Alto Nível entre líderes chineses e africanos.
Manuel Augusto assiste, no mesmo dia, à sexta conferência de empresários da China e de África, a ter lugar no Centro Nacional de Convenções a nível local, à margem do FOCAC.
A cimeira China-África, que acontece pela segunda vez em solo chinês, depois de 2006, é uma plataforma de consultas e diálogo colectivo, cujo objectivo é o fortalecimento de consensos e aprofundamento das relações de amizade. A intensificação e promoção da cooperação entre o “gigante” asiático e os países do continente-berço fazem também parte do foco do fórum.