Capa

Serviços de Internet registam concorrência renhida entre operadoras do mercado

Os preços praticados variam de 100 kwanzas até 35 mil kwanzas para telemóveis, residências, empresas e até particulares 

O mercado angolano conta actualmente com duas operadoras de telefonia móvel que actuam no segmento de Internet e mais de três empresas a oferecer os serviços para instituições e singulares.
Durante as pesquisas realizadas pelo JE foi possível constatar que os serviços de Internet da Unitel, por exemplo, comercializam pacotes que vão desde 5 mil até 35 mil kwanzas.
De acordo com o portal da empresa, os serviços estão distribuídos em quatro pacotes, nomeadamente a Internet para a utilização pontual, regular, diária, exigente, para casa e escritório, o que permite o cliente fazer opções de acordo com a sua capacidade financeira e interesse.
Já o portal da TV Cabo, não nos foi possível conferir o total de pacotes que oferece, assim como os respectivos preços. No entanto, consta entre as redes mais solicitadas pelas empresas dado o tempo no mercado, assim como a qualidade dos serviços que oferece.
Na Net On constatamos que existem vários serviços. No entanto, em termos de Internet, a empresa oferece três pacotes, cuja duração vai até um mês. A diferença reside nos preços, assim como a velocidade do sinal no pacote solicitado, que vai desde 1Giga Byte, como menor unidade de carregamento, seguido pelo cartão de 40 Giga Bytes e por último o cartão de 1 Megabyte, de maior capacidade em relação aos anteriores, daí o preço.
Quanto à Movicel, uma das mais antigas operadoras de telefonia móvel no mercado angolano verificamos que dispõe de um total de sete planos mensais. De acordo com panfletos da empresa, os custos de cada serviço variam de 100 kwanzas por dia para usufruir 100 megabytes de Internet até 25 mil kwanzas por mês, para usufruir 30 gigabytes de Internet. Na verdade, este constitui o pacote de maior dimensão oferecido
pela empresa.